Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de maio de 2014

★ O Guia Básico do Cult Party Kei - The Cult Party Kei beginners guide ★

Oi gente, como vão indo?

Tinha ficado inspirada a fazer um post sobre Dolly-Kei depois de ler a última noticia da Grimoire (era sobre uma festa, o link não existe mais), mas como percebi que já existem algumas coisas em português sobre o assunto na internet, achei que talvez fosse mais útil falar um pouco sobre um parente próximo do Dolly que ainda não foi muito explorado: o Cult Party Kei!

Então aí vai uma tentativa de resumir de alguma forma do que o estilo se trata. Sintam-se a vontade para fazer sugestões, comentários e correções. As fontes estão no final do post, não deixem de consultar também!

★ This is a post about the basics of Cult Party Kei, I won't translate know, but you can read the english sources where I got this from, just check the numbers: 1 2 3 4 


O Guia Básico do Cult Party Kei


O termo Cult Party surgiu para designar o estilo de uma botique de revendas de mesmo nome em Harajuku (hoje essa loja é conhecida Virgin Mary).
O Cult Party possui algumas características em comum com estilos como Dolly e Mori Kei e por isso pode acabar sendo confundido facilmente com estes. A própria denominação do estilo apareceu, na verdade, para separar definitivamente a loja Cult Party da Grimoire, que eram duas botiques de revendas da mesma área de Harajuku.
Básicos

O que talvez ajude na confusão do Cult Party com Mori ou Dolly Kei são provavelmente as definições mais básicas. O Cult Part Kei, por exemplo, é um estilo onde a sobreposição de peças é bastante frequente e há muita incorporação de itens "antigos", o que também ocorre nos outros dois estilos. As diferenças estão em que o Cult Party possui cores mais claras e temáticas mais "modernas" que o Dolly Kei (que é essencialmente vintage), e tecidos mais leves e soltos que os do Mori Kei, além de ter uma pegada mais urbana.

Manapy | via Tumblr
Em geral o Cult Party

- Utiliza-se de cores claras e tons pastel, podendo variar um pouco para vermelho e tons de rosa mais escuros
- Apresenta tecidos leves, soltos e transparentes
- Mistura elementos vintage com outros da cultura pop
- Pode incorporar alguns elementos infantis de Lolita e Fairy Kei
- Tem muita sobreposição de peças


Itens Comuns

Cult Party é um estilo razoavelmente variado, mas apresenta uma porção de itens frequentemente vistos em vários outfits. Se você estiver interessada(o) em experimentar o estilo, pode começar com alguns desse lugares comuns para não se perder.

~Have Fun Bro~ | via Tumblr

O que se vê com bastante frequência em Cult Party:

Nightgown. Com certeza é o item mais usado em Cult Party. Os nightgowns de que falamos aqui são camisolas abertas (como robes), colocadas por cima do outfit e servem para dar um ar de sonho ao estilo. São muitas vezes transparentes ou de cores muito claras. Outras peças de pijama também são muito usadas (babydolls, pantufas, bloomers, etc)

Cult Party Kei

Cruzes e materiais 'naturais'. É bem comum ver meninas usando colares ou acessórios com temáticas religiosas (principalmente as cruzes), feitos geralmente de materiais, ou inteiramente naturais, ou feitos para parecerem naturais, como madeira, ramos e flores.

Acessórios Fairy Kei. Para não perder a parte pop do estilo, são incorporados alguns elementos do Fairy Kei, principalmente nos acessórios. Itens inspirados em animes "Mahou Shoujo", como Sailor Moon, desenhos antigos, pelúcias, laços, são todos bem vindos.

Itens feitos a mão. Assim como as cruzes, uma porção de outros itens pode ser fabricada em casa - cachecóis, acessórios para cabelo, chapéus, tote bags, etc.

Meias com print. Tatoo thigths, meias-calça com temas, sobreposição de meias com tamanhos diferentes e babados são todos muito comuns.

Tecidos leves, soltos e sobrepostos, com prints e detalhes delicados em cores amenas.

PlayGround PlayMates

Sapatos de plataforma. Modelos rocking horse são os mais escolhidos, mas creepers em tons pastel, chinelos e até sapatos de bailarina também são comuns.

bullshittery, rhs

- Outros acessórios frequentes são golas de tricô, broches antigos ou com babados e tiaras de flores (mas eles podem ser encaixados facilmente nas categorias acima, é só um lembrete).

Maquiagem


A maquiagem do Cult Party é bastante parecida com a do Dolly Kei. A ideia é passar uma sensação de 'boneca quebrada/doente", por isso as cores normalmente são bastante apagadas. Sobrancelhas retas, que dão um ar de inocência; muito ou pouco blush (isso varia bastante porque o blush funciona muito bem para looks mais vintage, ou para criar uma sensação mais artificial de boneca, mas também pode ser dispensado para looks mais naturais ou "doentinhos" rs'); delineador de gatinho; circle lenses; sombra marrom ou avermelhada - indo até a parte inferior dos olhos; e batons em tons claros de marrons e vermelhos (muito apagados) também.

O essencial da maquiagem, que obviamente varia, é essa sensação de melancolia e tristeza romântica (no sentido mais literário da palavra - do período Romântico)

Cabelo

Cult Party Kei

Os penteados mais comuns são as tranças, marias-chiquinhas, coques duplos e cabelos cacheados. O hime-cut, com as pontas viradas para dentro é bastante comum. As cores são normalmente claras, tons pastel apagados, cinza, loiro e castanho, mas não são regra. Os acessórios, como já falamos, são feitos a mão ou inspirados em elementos vintage, também muitas vezes sobrepostos.

Exceções

Uma vez que você pegou o 'feeling' do estilo, é muito fácil modificar e personalizar algumas características. O que costuma atrapalhar mais são as cores, mas o Cult Party também funciona com cores escuras, então não há nada de errado em tentar :)

O vermelho e a cruz em Cult Party não são tão incomuns: alguns outfits chegam a ser completamente tematizados em enfermeiras, etc, mas é uma forma um pouco diferente da listagem básica, por isso entrou nas exceções.

Os Cult Parties em cores escuras também são conhecidos como Dark Cult Party, mas são um pouco mais incomuns

 E embora as versões masculinas não sejam tão frequentes, o Cult Party não é um estilo unicamente feminino. :)

Fontes:
1 2 3 4

E vocês, o que acham do estilo?

Até a próxima o/

Milky

7 comentários:

Pastel Cubes disse...

Adorei o post, pois estou querendo a tempos elaborar um outfit cult para mim.
Chu~♡
Luly

Kai disse...

oba, fico feliz que tenha ajudado! :D

Athene Kobayashi disse...

Que boom ter um guia em português!!
Estou amando esse estilo! Quero fazer um look assim logo!!

Adoreei!!

Kai disse...

Também gosto muito de Cult Party, e fico contente em saber que vai ajudar :) Se fizer um look, compartilhe com a gente! :D

rika disse...

ótimo, completo, porém objetivo post! havia pensado em fazer algo similar, mas agora não tem mais necessidade! haha também achei bem interessante o pdf que você colocou nas fontes, obrigada!
esse tumblr continua sendo super relevante! http://ohyeahcultparty.tumblr.com/
adoro a idéia do estilo e é legal de ver não apenas os outfits completos nele, mas os que também tem influência, usando tecidos longos, esvoaçantes e transparentes. dá um efeito visual muito bonito.

Kai disse...

Obrigada mesmo! Também gosto bastante desses tecidos mais leves. Queria ter alguma habilidade de costura para tentar fazer alguma coisa inspirada, haha.


Fram disse...

Ótimo post, deu para entender melhor o estilo!!! Assim como gostei do que vc escreveu sobre dolly kei, ambos ficaram muito bem explicados!!!

Moda japonesa é tão criativa que ás vezes eu me perco com tanta novidade e variações kkkk, vou salvar os links dos teus posts, junto com de outros blogs, para montar um super guia para mim kkkk

Bjs

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...