Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de maio de 2014

★ Sobre a Grimoire - O começo do Dolly Kei ★

Olá, como vão?

Estou realmente sem nenhuma ideia satisfatória para o tema (tão legal) desse mês da AFLBN, que é Contos de Fada. Talvez eu publique alguma coisa atrasada sobre o assunto, mas para não deixar o blog parado vou seguir com esse post (que no fim até tem um pouco de fairytale também). :)

Estava procurando uma entrevista com a Hitomi Nomura, mas não achei muita coisa sobre ela - só um vídeo, que vou colocar aqui em seguida. Acabei foi chegando em alguns sites que falam mais da Grimoire em si, e como o blog tem tanta influência visual da loja, achei que seria legal traduzir algumas dessas publicações.

Para quem quiser ver o vídeo (é bem curto), as legendas estão em inglês, o link é esse. A Hitomi também participou do evento Enchanted em Londres - vou deixar um vídeo aqui, é muito legal de assistir! (em inglês).


Há uma boa postagem sobre a Grimoire na Tokyo Fashion (clique para ver a original), que achei que seria interessante  passar para o português. Também encontrei um artigo menor na Rokkyuu, com um pouco mais de carga pessoal, o que é legal para destacar pontos diferentes à respeito da loja, então vou colocar logo em seguida. Espero que perdoem o tamanho monstruoso dessa postagem. ^^

★ This is a  translation of both pages Tokyo Fashion and Rokkyuu about the dolly kei shop Grimoire. Just click on the links to read the original posts. Above this there is a video of the London event Enchanted, in which Hitomi Noruma appears, it's a very nice video, check it out! ;) 

Grimoire Shibuya - O País das Maravilhas do Dolly Kei e da moda vintage

Na fronteira entre Shibuya e Harajuku, no 7 º andar acima de várias pequenas butiques de moda de rua, você vai encontrar a Grimoire. É a loja pioneira por trás cena fashion Dolly-kei. Dirigida pela ex-estudante de moda e modelo Hitomi Nomura e o  proprietário Naoaki Tobe, a Grimoire é um esconderijo mágico, separado da agitação da vida nas ruas de Tóquio.

Grimoire Shibuya

O Dolly-kei, como você deve ter adivinhado, é inspirado em antigos (e as vezes um pouco assustadores) bonecos e filmes como Nárnia, Alice no País das Maravilhas e Harry Potter. As roupas usadas, antigas ou vintage, e própria linha de acessórios da loja, que inclui crucifixos, bolsas e sapatos, também vêm desse interesse em livros ilustrados, histórias populares européias e fantasia. 

As roupas usadas, que são originarias dos EUA, Áustria, Alemanha e República Checa, são uma mistura lúdica de boêmio, cigano, trajes da Europa Oriental e contos de fadas. Nomura, que também é considerada uma "staff por carisma" para os clientes, diz que quando ela embarca em suas aventuras de compra que ela quer que "as meninas usem essas roupas para que possam mudar e se transformar em algo diferente."

Grimoire Shop in Tokyo

Dolly at Grimoire

Grimoire Shibuya

O nome Grimoire vem de um antigo livro mágico, e como ela explica: "quando você abre as páginas do livro, as diferentes páginas mostram vários truques de mágica . Esperamos que as pessoas possam ter uma experiência diferente (a cada vez que vêm á nossa loja), e esperamos que nós possamos criar mais sonhos".

Embora a loja seja o epicentro do Dolly-kei, não se surpreenda se você encontrar algumas Lolitas por lá, já que por vezes elas entram na loja também. Embora distinto de Lolita, o Dolly-kei parece, a princípio, possuir alguma ligação distante com as Mori girls (meninas que parecem viver em florestas), mas tem mais influência do leste europeu, ao contrário da estética escandinava de Mori-kei. Nomura diz que garotas da Grimoire têm uma "imagem mais forte, mais incomum, com um apelo especial". A loja abriu em Junho de 2008 e, desde então, tem crescido de forma constante partindo de um refúgio secreto para fãs específicos, até um ponto de encontro mais popular, reunindo inúmeras pessoas de mentes semelhante. Não é só para meninas, aliás - a loja também vende bolsas e acessórios para homens. 

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya Shoes

Uma comunidade no Mixi para Mori-girls, alguns anos atrás, tinha uma lista de 60 pontos que Mori girls deveriam seguir. No entanto, quando perguntada sobre as coisas as meninas da Grimoire gostam, além de bonecas, magos e Europa Oriental, as respostas foram bem simples: "Nós gostamos de revistas como Zipper, Fruits e Kera, e sites como DropSnap. No caso da música nós sempre tocamos (na loja) música francesa, celta, country e também trilhas sonoras de filmes."

Em junho será o 2º aniversário da Grimoire, e a equipe planeja uma festa especial. Eles já organizaram noites de festa em que "os clientes vêm vestidos com roupas da nossa loja e muitas revistas aparecem para tirar fotografias". Então, se você quiser se divertir com as meninas (e meninos) do Dolly-kei, fique de olho no site e blog muito peculiares da loja. (Nota: a festa foi em 2010, haha)

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya

Informação sobre a Grimoire Shibuya:
  • Endereço: Jinnan 1-10-7, テルス Jinnan 7F, Shibuya-ku, Tokyo 150-0041
  • Mapa: Grimoire Shibuya Map (Inglês)
  • Tel/Fax: 03-3780-6203
  • Horários: 13.00-20.00 / Weekend & Holiday: 12.00-20.00
  • Site: Official Site (Japonês)
  • Twitter: grimiy

A loja de contos de fada Grimoire é parte casa de bonecas, parte Stephen King


Em um edifício comum em Shibuya, Tóquio encontra-se um conto de fadas que ganha vida: o brechó dolly-kei Grimoire. Tudo bem se você se sentir um pouco sobrecarregado ao entrar: a música de circo é alta, e o quarto é embalado do chão ao teto com vestidos vintage, fantoches inquietantes, antiguidades ocidentais, e exemplos do grotesco, incluindo um esqueleto humano real que já foi uma ferramenta de ensino médico vitoriano. Parte casa de bonecas de pequenas menininhas, e parte Needful Things de Stephen King, a Grimoire não é para ser desperdiçada. 

A balconista, Miyoshi, explicou um pouco sobre o conceito da loja: é "uma loja de fantasias de um teatro em uma floresta Europeia". Eles importam antiguidades e roupas vintage da Europa e América, criando uma coleção eclética de itens exclusivos escolhidos especificamente para atender seus clientes.


A loja também brinca com produtos originais, notavelmente suas meias-calça estampadas com cartas de tarô e fotografias vintage inspiradas em mercadorias da loja. Cada estampa é limitada e esgota-se rapidamente.  A Grimoire é popular com as meninas que se participam  de estilos de moda diferentes, e é mais conhecida pelo "dolly kei" (estilo boneca). Quando lhe pediram para descrever o que o estilo boneca é, Miyoshi explica: "É tudo sobre como obter a aparência de uma boneca. Os longos cachos, os grandes e chamativos cílios". Ao contrário de muitas outras modas subcultura japonesa, as especificações de cor e forma das roupas são menos importantes do que alcançar "a aparência de boneca no sótão da vovó", independentemente se a inspiração é retirada da década de 1860 ou o 1960. Assim como a própria loja, o dolly kei tem uma abordagem de "mais é mais" e incentiva uso pesado de camadas e acessórios. Para efeito, a roupa da Grimoire vai de vestidos de gola alta e vestidos de dança, até peças inspiradas em art deco, e oferece uma variedade de luvas, chapéus e jóias para completar o look.


 


Goths e lolitas também têm encontrado muito amor na Grimoire, especialmente em seus acessórios únicos que incorporam elementos naturais como flores e borboletas envoltos em vidro - uma potente combinação de belo e obscuro. Apesar de sua base de clientes principal ser de garotas adolescentes ou da casa dos vinte, o fato de que a maioria das antiguidades na loja também está à venda dá à Grimoire um apelo mais amplo. O proprietário frequentemente viaja para o exterior para trazer de volta novas peças, fazendo da Grimoire um bom lugar também para colecionadores de antiguidades e decoradores, mesmo aqueles sem interesse particular em moda. Os amantes de história também vão encontrar algo para interessá-los, desde recordações militares até cartões postais escritos há mais de cem anos atrás, que fornecem um olhar fascinante sobre a vida diária vitoriana.


Algumas coisas a ter em conta na Grimoire: por causa de todas as roupas vintage importadas, os tamanhos são pequenos e os preços são elevados. Se você está procurando algo original, no entanto, este é o lugar, independentemente de você estar interessado em decorar seu corpo ou sua casa. Para aqueles em Tóquio, a loja tem festas de Natal e de aniversário, onde os clientes podem se encontrar e comparar seus estilos. 

A Grimoire está localizada a apenas alguns passos da Tower Records de Shibuya, no 7º andar do Terrace Jinnan Building. Há uma placa em frente, mas é fácil de perder, então procure pelo restaurante chinês no primeiro andar. Eles também têm uma loja "irmã mais nova", Almadel, localizada a poucos quarteirões ao norte.



E vocês? O que acham da Grimoire?

Eu vou ficando por aqui, até breve!

Milky

terça-feira, 27 de maio de 2014

★ Review: Taobao Now ~ HMHM ★

Olá, como vão vocês?

Enquanto minhas coisas não chegam, vou republicando (e comentando) os reviews antigos :) 

Essa encomenda já havia chegado há algum tempo, mas eu ainda não tinha tido tempo de falar sobre ela.

Eu nunca tinha comprado no Taobao (que é uma espécie de ebay chinês, rs) antes, mas depois de ler sobre o assunto, já tinha noção de que o pedido ia demorar bastante chegar, que os produtos poderiam parar na alfândega e que o frete ia ficar bem caro, então eu aproveitei para fazer uma compra conjunta para dividir todos os gastos. O que eu encomendei foi um JSK da HMHM.


O taobao não funciona internacionalmente então nós optamos por usar o shoppig service do Taobao Now. Não houve problema nenhum com relação ao site: eles foram confiáveis e organizados, me deixam a par de tudo que estava acontecendo e não cobraram muito caro.

★ NOTA: Tive problemas com a Taobao Now mais recentemente, principalmente por causa do excesso no tamanho de um pacote (eles colocaram as coisas em uma caixa muito maior do que seria necessário e as taxas da alfândega acabaram custando os olhos da cara), além de que a comunicação nessa última compra não foi exatamente boa - acho até que cheguei a fazer um post explicando a situação toda em algum momento no blog antigo. 
Mas, apesar de tudo, já comprei com eles outras vezes, e em todas elas os produtos chegaram corretamente e o atendimento foi bacana (com exceção dessa última). Acho que se você avisar o que quer claramente (sobre como enviar, como proceder se o produto estiver indisponível, etc) ou fizer uma compra de poucos itens, os riscos são menores. De qualquer forma pretendo procurar um novo Shopping Service no futuro.

O tempo de espera nem foi tão anormal quanto achei que seria: foram dois meses e meio para a encomenda chegar, mas eu estava esperando mais que isso (porque o JSK ainda tinha que ser confeccionado), então fiquei contente em saber que até adiantou um pouco.

O único problema com essa compra foi o frete. Os produtos eram poucos (e as outras meninas compraram itens baratos e leves), mas o frete foi alto o suficiente para fazer com que as coisas ficassem com preço que elas teriam fora da China...  Não chegou a dar prejuízo, mas ficou bem mais caro do que todo mundo esperava.
Imagino que nesse caso a culpa tenha sido do vestido que era muito espaçoso... :(

Mas enfim, sobre o JSK:

stock pic

Com a HMHM não houve problema nenhum: enviei minhas medidas e o JSK chegou exatamente do jeito que eu pedi. O tecido é muito, muito bom, os botões são lindos (também ganhei alguns de reserva) e o vestido tem um forro legal que quase serve como anágua. Só apanhei um pouco do zíper, que é meio difícil de fechar, mas o resto veio perfeito.

A tropeçada dessa vez foi que eu enviei uma das medidas errada, então o JSK veio grande demais no torso. E eu acabei tendo que vender no final.

Até tentei arrumar, mas não funcionou, rs

A propósito, o site da HMHM para que se interessar: http://hmhmtt.taobao.com/

Tudo veio muito bem embalado e eu não encontrei nenhum defeito de confecção, o que foi surpreendente, porque eu estava com um pé atrás a respeito do taobao, haha.

Mas enfim, o resumo da ópera:

A HMHM é uma loja/marca muito boa e eu recomendo (mas não esqueça de enviar as medidas certas para eles!). 
O Taobao Now foi muito tranquilo nessa compra, mas deu um pouco de dor de cabeça em uma transação futura, então se você decidir comprar lá lembre-se de garantir que tudo está muito claro antes de pagar o pedido, para não ter que passar por problemas desnecessários depois.

E é isso por hoje, espero que tenha servido para alguma coisa, haha.

Até mais!

Milky

quinta-feira, 22 de maio de 2014

★ O Guia Básico do Cult Party Kei - The Cult Party Kei beginners guide ★

Oi gente, como vão indo?

Tinha ficado inspirada a fazer um post sobre Dolly-Kei depois de ler a última noticia da Grimoire (era sobre uma festa, o link não existe mais), mas como percebi que já existem algumas coisas em português sobre o assunto na internet, achei que talvez fosse mais útil falar um pouco sobre um parente próximo do Dolly que ainda não foi muito explorado: o Cult Party Kei!

Então aí vai uma tentativa de resumir de alguma forma do que o estilo se trata. Sintam-se a vontade para fazer sugestões, comentários e correções. As fontes estão no final do post, não deixem de consultar também!

★ This is a post about the basics of Cult Party Kei, I won't translate know, but you can read the english sources where I got this from, just check the numbers: 1 2 3 4 


O Guia Básico do Cult Party Kei


O termo Cult Party surgiu para designar o estilo de uma botique de revendas de mesmo nome em Harajuku (hoje essa loja é conhecida Virgin Mary).
O Cult Party possui algumas características em comum com estilos como Dolly e Mori Kei e por isso pode acabar sendo confundido facilmente com estes. A própria denominação do estilo apareceu, na verdade, para separar definitivamente a loja Cult Party da Grimoire, que eram duas botiques de revendas da mesma área de Harajuku.
Básicos

O que talvez ajude na confusão do Cult Party com Mori ou Dolly Kei são provavelmente as definições mais básicas. O Cult Part Kei, por exemplo, é um estilo onde a sobreposição de peças é bastante frequente e há muita incorporação de itens "antigos", o que também ocorre nos outros dois estilos. As diferenças estão em que o Cult Party possui cores mais claras e temáticas mais "modernas" que o Dolly Kei (que é essencialmente vintage), e tecidos mais leves e soltos que os do Mori Kei, além de ter uma pegada mais urbana.

Manapy | via Tumblr
Em geral o Cult Party

- Utiliza-se de cores claras e tons pastel, podendo variar um pouco para vermelho e tons de rosa mais escuros
- Apresenta tecidos leves, soltos e transparentes
- Mistura elementos vintage com outros da cultura pop
- Pode incorporar alguns elementos infantis de Lolita e Fairy Kei
- Tem muita sobreposição de peças


Itens Comuns

Cult Party é um estilo razoavelmente variado, mas apresenta uma porção de itens frequentemente vistos em vários outfits. Se você estiver interessada(o) em experimentar o estilo, pode começar com alguns desse lugares comuns para não se perder.

~Have Fun Bro~ | via Tumblr

O que se vê com bastante frequência em Cult Party:

Nightgown. Com certeza é o item mais usado em Cult Party. Os nightgowns de que falamos aqui são camisolas abertas (como robes), colocadas por cima do outfit e servem para dar um ar de sonho ao estilo. São muitas vezes transparentes ou de cores muito claras. Outras peças de pijama também são muito usadas (babydolls, pantufas, bloomers, etc)

Cult Party Kei

Cruzes e materiais 'naturais'. É bem comum ver meninas usando colares ou acessórios com temáticas religiosas (principalmente as cruzes), feitos geralmente de materiais, ou inteiramente naturais, ou feitos para parecerem naturais, como madeira, ramos e flores.

Acessórios Fairy Kei. Para não perder a parte pop do estilo, são incorporados alguns elementos do Fairy Kei, principalmente nos acessórios. Itens inspirados em animes "Mahou Shoujo", como Sailor Moon, desenhos antigos, pelúcias, laços, são todos bem vindos.

Itens feitos a mão. Assim como as cruzes, uma porção de outros itens pode ser fabricada em casa - cachecóis, acessórios para cabelo, chapéus, tote bags, etc.

Meias com print. Tatoo thigths, meias-calça com temas, sobreposição de meias com tamanhos diferentes e babados são todos muito comuns.

Tecidos leves, soltos e sobrepostos, com prints e detalhes delicados em cores amenas.

PlayGround PlayMates

Sapatos de plataforma. Modelos rocking horse são os mais escolhidos, mas creepers em tons pastel, chinelos e até sapatos de bailarina também são comuns.

bullshittery, rhs

- Outros acessórios frequentes são golas de tricô, broches antigos ou com babados e tiaras de flores (mas eles podem ser encaixados facilmente nas categorias acima, é só um lembrete).

Maquiagem


A maquiagem do Cult Party é bastante parecida com a do Dolly Kei. A ideia é passar uma sensação de 'boneca quebrada/doente", por isso as cores normalmente são bastante apagadas. Sobrancelhas retas, que dão um ar de inocência; muito ou pouco blush (isso varia bastante porque o blush funciona muito bem para looks mais vintage, ou para criar uma sensação mais artificial de boneca, mas também pode ser dispensado para looks mais naturais ou "doentinhos" rs'); delineador de gatinho; circle lenses; sombra marrom ou avermelhada - indo até a parte inferior dos olhos; e batons em tons claros de marrons e vermelhos (muito apagados) também.

O essencial da maquiagem, que obviamente varia, é essa sensação de melancolia e tristeza romântica (no sentido mais literário da palavra - do período Romântico)

Cabelo

Cult Party Kei

Os penteados mais comuns são as tranças, marias-chiquinhas, coques duplos e cabelos cacheados. O hime-cut, com as pontas viradas para dentro é bastante comum. As cores são normalmente claras, tons pastel apagados, cinza, loiro e castanho, mas não são regra. Os acessórios, como já falamos, são feitos a mão ou inspirados em elementos vintage, também muitas vezes sobrepostos.

Exceções

Uma vez que você pegou o 'feeling' do estilo, é muito fácil modificar e personalizar algumas características. O que costuma atrapalhar mais são as cores, mas o Cult Party também funciona com cores escuras, então não há nada de errado em tentar :)

O vermelho e a cruz em Cult Party não são tão incomuns: alguns outfits chegam a ser completamente tematizados em enfermeiras, etc, mas é uma forma um pouco diferente da listagem básica, por isso entrou nas exceções.

Os Cult Parties em cores escuras também são conhecidos como Dark Cult Party, mas são um pouco mais incomuns

 E embora as versões masculinas não sejam tão frequentes, o Cult Party não é um estilo unicamente feminino. :)

Fontes:
1 2 3 4

E vocês, o que acham do estilo?

Até a próxima o/

Milky

segunda-feira, 19 de maio de 2014

★ Review: Loli-Loli Paradise ★

Olá gente, como vão indo?

Vou continuar a republicar os reviews antigos de uma porção de compras em lojas por aí, então algumas coisas escritas nestess post são de datas de um bom tempo atrás, não se assustem. :)

★ This is a review of the Loli-Loli Paradise  shop. I always order from them and I do recommend the shop! Prices are very good! ;) 

Estou demorando para postar ultimamente por causa das festas/provas/tentativas de organizar a vida no fim do ano, mas hoje vou aproveitar para fazer um review meio rápido de uma bolsa que encomendei na Loli-Loli paradise para usar no Natal.

Aliás, como foram as festas de vocês?

Merry Christmas
link da foto
Eu tinha encomendado essa bolsa no começo de novembro para usar junto com outras compras que fiz no taobao (que deram errado), mas ela acabou chegando só agora, no dia 27, o que dá quase dois meses de espera. Não é nada surpreendente - eu já estava achando que fosse demorar mesmo, até porque no fim do ano as coisas demoram mais para chegar, e fiquei bem feliz quando encontrei ela em casa hoje!

Eu sempre babo nas coisas da Loli-Loli Paradise, a loja que, em maior parte faz encomendas do taobao também - mas evita que você tenha que passar por todo o processo chato de pedir, pagar fretes infinitos e etc (e apesar de tudo, ainda oferece preços muito bons). Estava indecisa sobre o que comprar lá, mas acabei escolhendo essa bolsa que pareceu ser bem útil para mim. Até tinha postado uma parecida na minha wishlist anual, haha.

A que eu encomendei é a versão café x creme, e eu realmente gostei muito! O material de que é feito a bolsa é muito bom; ela tem um montão de espaço para guardar de tudo (desde coisas pequenas até livros grossos) e tem um design muito bonitinho. A única coisa que eu poderia querer de extra, é que ela tivesse uma alça mais comprida para que desse usar de transversal também, mas acho que consigo me virar com isso.

A Loli-Loli te dá o número de rastreio, então é tudo bem tranquilo na entrega. Também responderam minhas dúvidas bem rápido, por isso estou completamente contente! Comprarei lá outras vezes, com certeza, até porque já estou de olho em um monte de outras coisas no site.




 Também ganhei duas pulseirinhas de brinde e o enfeite de coração para amarrar na alça <3


Enfim, resumindo: recomendo muito!

Espero que todo mundo esteja se divertindo nos feriados, e feliz ano novo para vocês! Darei notícias mais tarde.

Esse ano a listinha de metas vai sair depois também porque estou precisando arrumar um monte de coisas aqui (inclusive o blog), mas logo logo estarei de volta, haha.

Até breve ♥ 

Milky

sábado, 10 de maio de 2014

★ Review: Compras na Fox Cherry ★

Olá, como vão?

Estou continuando a republicar algumas postagens do blog antigo. Esse review é de 05/12/12, então o sorteio citado já acabou faz um tempo, haha. Achei interessante postar só para registrar minhas impressões sobre a loja, caso alguém esteja interessado em saber. :)

This is a review for the  Fox Cherry taobao shop. All the itens came perfectly and are very beautiful, with great quality. I do recommend the shop! 

O post:

Bem, tirando a quantidade de problemas que tive com a taobaonow e os correios (que eu já reclamei bastante na última postagem), minhas compras na Fox Cherry até que foram bem sucedidas

Essa lojinha é especializada em acessórios lolita e tem uma infinidade de itens muito bonitos e baratos para escolher. Já tinha ouvido falar bem dela nas comunidades por aí, então achei que fosse uma boa ideia passar por lá quando fosse comprar alguma coisa no taobao, e foi o que fiz.

Eu gostei bastante da loja: tem muita coisa à venda, e a maioria com um preço muito bom. Também fiquei bem feliz quando os itens que eu comprei chegaram, porque não deixaram nada a desejar. Tudo veio embaladinho, idêntico as fotos, e até ganhei umas presilhas de brinde!

O que eu comprei lá:



Chapéu para sailor lolita. Como dá para ver, veio em perfeito estado, e embora fique um pouco apertado na minha cabeça com wig, ainda serve tranquilamente sem. O material também é ótimo e os detalhes são lindos. (Tenho esse chapéu até hoje e ele continua intacto)



Chapéu para usar com o OP que eu comprei em outra loja do taobao. O vestido não serviu, mas em compensação o hat é lindo. Também veio igualzinho a foto, tirando alguns amassados da viagem (desamassa fácil também, então sem problemas). Os laços são removíveis e o material é ótimo, outro item perfeito! (Também continua da mesma maneira que veio, são muito duráveis ^^)




Anel de bolo. Esse eu comprei para vender e está disponível na loja se alguém tiver interesse (já foi vendido). É exatamente como os outros itens: boa qualidade, muito bem feito e não decepciona em relação a imagem no site, muito delicado.



E por fim (surpresa!) o nosso elemento do giveaway!

É um broche duplo, ótimo para sailor lolita ou qualquer outfit a estilo marine. Achei que combinava com essa época mais quente e esperava colocar ele junto com o giveaway de natal, mas pela quantidade de imprevistos que tive esses últimos tempos, achei melhor entregá-lo como sorteio de "verão".

(cortei as instruções para o sorteio, porque, como eu disse, o post é meio velho e o giveaway já foi, rs)

E bem, por enquanto é isso. Com relação a Fox Cherry, já deu para notar que eu super recomendo, embora avise para vocês tomarem um pouco de cuidado com os shopping services do taobao (no sentido de que as coisas podem acabar saindo mais caras do que o esperado), embora as lojas por lá costumem ser bem interessantes. Postarei os outros reviews mais tarde.

Qualquer dúvida é só falar!

Até a próxima!

Milky

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...