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domingo, 6 de dezembro de 2015

★ Organize-se: Limpeza de fim de ano! ★

Olá, como vão?

2015 está chegando ao fim, e para terminar cumprindo uma das metas que estabeleci no começo do ano, vou dar uma organizada final nas minhas posses materiais, rs. Se você quiser dar uma olhada na postagem das metas, só para ficar por dentro do que eu estou falando, clique aqui.

O post de hoje é mais uma descrição do que eu estou fazendo para limpar e reorganizar minha vida. É só uma fração de uma porção de medidas que tenho tomado ou estou tentando implementar. Ficou meio comprido porque é mais um relato pessoal do que um guia, mas ainda assim tem uma porção de dicas interessantes, para caso você queira fazer algo parecido. As partes importantes vão ficar destacadas para facilitar a leitura.

Aliás, eu sempre digo isso, mas vale a pena lembrar que você não tem que fazer nada do que estiver escrito aqui se não quiser. As dicas são só para caso você acredite que isso vá te ajudar de alguma forma. :)

Então, aí vai minha lista de coisas para fazer antes do ano acabar, e começar 2016 com tudo renovado!


★ Meu roteiro para limpeza de fim de ano! ★

Sophie para inspiração, haha. Link.

Você talvez queira ler esse post sobre organização antes. Ele tem algumas dicas mais gerais sobre como manter seu ambiente externo organizado, e eu vou usar algumas delas hoje também.

Como eu falei na postagem anterior, eu já fiz uma limpeza no meio desse ano e me livrei de muita coisa que não me servia, que estava repetida ou velha demais. Uma parte realmente foi para o lixo e outra foi doada. Também coloquei algumas peças que não se encaixavam mais no meu estilo para vender na loja (tem bastante coisa colorida lá, se quiser dar uma olhada!). E agora, antes do ano terminar, pretendo fazer uma segunda limpeza e me livrar de mais coisas que eu vejo que só estão ocupando espaço. Meu objetivo é ficar somente com aquilo que eu realmente gosto e uso. Eu também já parei de comprar coisas que sei que vão ficar guardadas por muito tempo, então, além de economizar dinheiro nelas, também posso me concentrar em investir mais em coisas que realmente vou aproveitar.

Então vamos lá!

Limpeza e organização!

A ideia é se livrar de uma vez de tudo que é supérfluo, mas isso não precisa ser feito numa tacada só. Uma boa dica é começar por uma parte específica: sua mochila, uma gaveta, uma estante, etc, e cuidar só dela. Quando terminar, você passa para a próxima. Se resolver mexer em tudo de uma vez, vai se cansar mais rápido e provavelmente vai acabar voltando um monte de coisa que não é necessária para os armários, porque você está tendo que lidar com muita informação de uma vez só. Se cuidar apenas de uma gaveta, por exemplo, você vai conseguir enxergar melhor o que serve e o que não serve lá. Você pode dar uma reorganizada geral no fim, quando tiver menos coisas com que se preocupar.

Tente definir um tema para seu guarda-roupa. Você pode usar esse post como guia para construir um guarda-roupa prático e que você realmente goste e use. No meu caso, eu separei parte do meu guarda-roupa para peças do dia-a-dia (você pode ver esses posts também: Dolly Kei Everyday, Como usar Lolita todos os diasElegância diária) e deixei outra para peças mais "enfeitadas", como o próprio Lolita, por exemplo. Se quiser, você também pode usar os posts antigos do Construindo um guarda-roupa Lolita completo para arrumar sua parte Lolita da força, mas a essência é simplesmente usar aquilo que gosta. Quando você tem um tema em seu guarda-roupa, fica mais fácil de encontrar coisas que se encaixem nele, e assim você tem menos trabalho para escolher, combinar e etc. Tendo peças que você curta e que funcionem umas com as outras, você vai acabar sempre se sentindo bem com o que está vestindo sem ter que fazer muito esforço.

The EGL Community - Fanny Rosie's wardrobe:
Link
Nota: Isso não é uma coisa que normalmente dá para fazer da noite para o dia, principalmente se você não tem muitos recursos financeiros, então não se desespere - vá montando seu guarda-roupa novo e se livrando do velho aos poucos. Levei um ano para deixar o meu do jeito que está, e ainda dá para melhorar muito!

Por outro lado, se tiver um guarda-roupa grande com muitas peças que gosta, tente separá-lo por cor ou "feeling" (também é possível tentar algo como aqueles guarda-roupas de "cápsula"). Mas não fique com coisa que você só vai usar uma vez na vida, que é desconfortável ou que você não gosta, mas está guardando por qualquer motivo. Venda ou doe, e faça alguém que realmente vá usar aquilo, mais feliz. Coisas velhas ou são recicladas, ou jogadas fora, não adianta guardar também!

 Defina um tema para seu quarto ou casa (ou pelo menos para cada ambiente). É o mesmo princípio do tópico de cima. Com um tema, você consegue montar uma decoração bonita e que te agrada bem rápido - e fica fácil mantê-la ou trocá-la depois, porque você sabe o que está constituindo cada parte. Em vez de colocar qualquer coisa em qualquer lugar, você cria um ambiente que é mais interessante, está mais conectado com você e ainda por cima, mais organizado. Muitas peças de decoração podem ser feitas a mão, e há uma porção de dicas na internet sobre como decorar sem gastar muito! É claro que, para redecorar ou organizar, você vai ter que se livrar de toda a "tralha" (coisas que não servem, que você não gosta, etc) antes.

Mori Girl Deco / Photo:
Link
 Organize as pastas e arquivos do seu computador. Já sugeri isso no primeiro post sobre organização, mas aí vão outras dicas para dar uma limpada no seu ambiente virtual: além de arrumar seus arquivos (e jogar fora os que já não são mais úteis), você pode organizar seus favoritos por pasta/tema, apagar seus emails velhos, se descadastrar de sites em que não entra ou que te mandam propaganda indesejada, e excluir gente que não acrescenta nada em suas redes sociais. Também acho válido desligar as notificações do seu celular (para não ficar pilhado e pensando nas coisas que tem para ver) e reduzir o tempo que passa nesse tipo de site - tente determinar um horário para ver seus emails/facebook, etc, e deixe o resto do seu dia livre para outras coisas. Você também pode fazer um backup de coisas muito importantes num HD externo ou arquivar em nuvem, se quiser. Guarde seus logins e senhas num lugar seguro (os menos importantes, como para sites de jogos, etc, eu deixo numa seção do meu próprio email).

 Diminua a quantidade de papel.  Dependendo do que você faz, gastar menos papel é uma tarefa complicada, mas ela pode te ajudar a ter um ambiente mais limpo e organizado, além de dar uma força para o meio ambiente. Tente trocar algumas coisas em papel por versões virtuais, como agendas, anotações, planilhas, rascunhos, etc.

Eu tenho algum problema com isso, porque (além de usar como material para desenhar) eu gosto mais e enxergo melhor as coisas quando elas estão no papel. Ainda assim dá para dar uma reduzida nos gastos, por exemplo: você pode trocar para pagar contas online em vez de receber cartas (se decidir ficar com a papelada, considere arranjar uma pasta com divisórias para separar as contas por mês - vide a dica no outro post); compre menos bloquinhos/cadernos, etc e aproveite melhor os que tiver; se for possível recicle (dá para, inclusive, montar um bloco só com papel reutilizado de sobras de corte, impressões que deram errado, etc - mas não fique guardando esse tipo de coisa se não for usar de verdade!). Também encontrei uma dica interessante sobre como economizar papel para enxugar as mãos, e embora isso não tenha muito a ver com organização em casa, ainda é bem legal para contribuir um pouco com o planeta:


 Carregue só o que for necessário. Essa foi/está sendo especialmente difícil para mim porque eu tenho o costume de levar tudo que tenha a mínima chance de ser usado dentro da bolsa/mochila/mala. A verdade é que em 99% das vezes as coisas que estão lá dentro passam o dia intocadas, e eu termino carregando muito peso a toa. A ideia aqui é bem simples e é parecida com os primeiros tópicos - se livre do que não usa. Tire tudo da bolsa/mochila e só coloque de volta o que você usa com frequência. Se tiver muita coisa solta considere arranjar uma "bolsa" menor para guarda-las (guardar suas maquiagens numa bolsa apropriada e só depois colocar dentro da verdadeira, por exemplo, ou uma carteira só para documentos - se realmente for precisar de todos eles). No meu caso as divisões são mais ou menos essas: maquiagem/remédios, etc, carteira, skecthbook e estojo, um livro, celular e fones de ouvido. Na mochila eu coloco mais um caderno para faculdade, e dependendo de para onde eu for, eu troco para uma bolsa menor e levo só o celular e a carteira.

130505-7778
Link

O roteiro resumido fica assim:


Arrume seu guarda-roupa.
Arrume seu quarto.
Arrume seu computador.
Se livre dos papeis.
Arrume sua bolsa/mochila, etc.

E vá se livrando de tudo que não precisa.

Manutenção!

Agora que as coisas estão mais desimpedidas, você deve ter algum cuidado para não entulhar e bagunçar tudo outra vez. Vou deixar também algumas dicas que aprendi e que uso ou comecei a usar:

 Não compre nada que saiba que não vá usar ou que só vá usar poucas vezes. Não compre nada que não goste de verdade ou que não te sirva bem. Não fique pegando tudo que é de graça e/ou está disponível por algum motivo - panfletos, jornais, amostras-grátis, coisas de outras pessoas, etc (a não ser que realmente queira aquilo). Não compre só porque está barato. Não guarde coisas velhas - se não servir mais, se livre. Não fique fazendo estoque em casa também, só compre outro produto quando o que você estiver usando começar a acabar. Você economiza dinheiro, espaço e o esforço para cuidar dessas coisas depois.

 Não deixe coisas largadas pelo seu quarto ou sua casa. Defina os lugares para os objetos ficarem e depois de usar, devolva-os para onde você determinou. Tente deixar suas superfícies (prateleiras, mesas, etc) o mais limpas quanto for possível. Não largue cadernos, papéis, chaves, roupa, comida ou qualquer coisa em cima da mesa se lá não for o lugar dela. Quanto menos coisa tiver jogada por cima da sua mobília, mais fácil vai ser de limpar e seu ambiente vai ficar menos poluído visualmente. Ficar rodeado apenas do que é necessário para cumprir uma tarefa também ajuda você a se concentrar - por exemplo, se for estudar numa mesa bagunçada, com outras coisas que não tem nada a ver com o que você está fazendo no momento, sua atenção acaba sendo fragmentada (o que pode fazer o trabalho ficar mais cansativo e mais longo).

Eu tive um problema nessa parte porque, particularmente, gosto de coisas carregadas (como é possível perceber pelo design do blog, rs). Mas a verdade é que há uma diferença entre a decoração e a bagunça: a decoração está no lugar certo. Eu estou reduzindo as coisas que ficam expostas nas estantes e mesas por causa do trabalho que dá para limpar, mas elas não atrapalham se estiverem nos lugares adequados, então você realmente só tira se quiser. A bagunça, por outro lado, são as coisas que ficaram jogadas e que deviam estar em outro lugar - e dessas você se livra. Para manter o ar de "antiquário" do meu quarto eu estou tentando mudar a "poluição visual" dos objetos para coisas mais fáceis de manter - em vez de colocar um monte de peças na escrivaninha, eu posso usar um papel de parede com desenhos vitorianos, por exemplo, ou um móvel com mais detalhes. De qualquer forma, a decoração em si é um passo a parte, e no nosso caso agora, o importante mesmo é simplesmente (repito) se livrar do que não usa e guardar as coisas nos lugares certos.

Vintage Shabby Pink!:
Carregado e arrumado :D  Link
 Compre produtos multiuso. Por fim, uma última dica é comprar coisas que tenham mais de uma utilidade - desde produtos de limpeza até móveis, cosméticos e peças de roupa que sejam versáteis, porque isso diminui o número de coisas que você guarda em casa e, consequentemente, torna o trabalho de organização bem mais fácil de ser feito. 


E é isso. O post ficou com cores mais claras por falta de exemplos das trevas, haha, mas funciona de qualquer maneira. Tentei colocar do jeito mais claro possível, mas ainda assim é bastante coisa e você não precisa se sobrecarregar com isso. Se quiser, faça um tópico por vez, ou por "ondas" - eu fiz uma parte no meio do ano e agora estou passando de novo. Eu também usei algumas ideias de vlogs de organização e minimalismo como o da Rachel Aust  e o da Melissa Alexandria, então se estiverem interessados nesse tipo de coisa, não deixem de dar uma pesquisada nessas canais. E talvez eu faça um post mostrando os resultados! Mas e vocês? O que estão fazendo para o ano novo? Acham vantagem em organização ou se viram de outros jeitos?

Eu fico por aqui por enquanto, tenham um ótimo final de ano!

Milky

4 comentários:

Sayaka disse...

Eu nem tenho palavras para dizer o quão legal ficou esse post!!!
Preciso tomar como inspiração, pois, apesar de querer desesperadamente ser organizada, não consigo manter minhas coisas em ordem por muito tempo... Aos poucos, tudo vai retomando à bagunça inicial!

Que você tenha sucesso em sua limpeza!! Obrigada por compartilhar tantas dicas boas! <3

Natália Maria disse...

Seu post ficou bastante informativo. Bem que eu queria fazer isso aqui em casa, mas com uma mudança em frente (que foi adiada por problemas legais) fica difícil. Minhas coisas até estavam organizadas, bonitinhas. Mas daí eu tive que colocar em caixas e algumas das prateleiras não existem mais. T___T

Ichigo disse...

Adorei o post! Espero lembrar dele quando eu tiver móveis no meu apê :v Que agora minha decoração são caixas de papelão de vários tipos, hehe.
Pena que vc não conseguiu muitos exemplos das trevas :X

Beijos!
Sussurro do Ar

Milky Yoko disse...

Obrigada, espero que ajude! Se livrar de uma parte das coisas que estavam guardadas com certeza já deu uma bela facilitada na minha vida! Depois contem como foi a limpeza de vocês, caso vocês façam :D

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